terça-feira, 7 de maio de 2013

Noivado, como se organizar.


    • Logo depois de ficar noiva, corra para a manicure. Os olhos de todos estarão voltados para a sua mão direita
    Logo depois de ficar noiva, corra para a manicure. Os olhos de todos estarão voltados para a sua mão direita
Durante o mês de maio, conhecido como o Mês das Noivas, é bom ficar preparada. Quando menos se espera, a temporada pode garantir que um grande amor se torne oficial e, com isso, existe a possibilidade de acontecer um pedido de casamento. A surpresa, no entanto, faz parte da tradição na hora do pedido e pode ser um dos momentos mais inesquecíveis da vida. Mas, depois de dizer "sim", que tal estar preparada para encarar as próximas mudanças?
Para ajudar as futuras noivas, o UOL Casamento consultou profissionais para darem dicas de como agir depois de aceitar o pedido de casamento. Abaixo, veja dez principais ideias para se programar.
Avise os amigos mais próximos
Depois de aceitar o pedido de casamento, conte a novidade para as pessoas mais próximas pelo telefone ou pessoalmente. Não é legal atualizar logo o status nas redes sociais, por exemplo. O costume de expor a vida pessoal na internet precisa de muito cuidado. Determinados momentos, como um noivado, precisam de discrição.

"Certifique-se de que parentes e amigos mais próximos sejam os primeiros a receberem a notícia sobre o noivado, para não criar constrangimento ou deixar essas pessoas magoadas e sentindo-se excluídas deste momento tão importante da vida do casal", diz Gabriela Lima de Paula, proprietária da empresa Moças Casamenteiras, especializada em assessoria e organização de casamentos.
Corra para a manicure
Nos próximos dias depois do pedido, os olhos de todos os amigos e familiares estarão voltados para a sua mão direita. Para não fazer feio, agende uma visita na manicure o mais rápido possível.

A manicure Gisele Camargo, que atende celebridades e fashionistas em seu nail bar, em São Paulo, acredita que a unha "filha única" é uma boa pedida. Neste caso, apenas o dedo anelar da mão direita, o que recebe aliança de noivado, ganha atenção especial.
"A unha do dedo da aliança ganha uma pintura mais elaborada enquanto, nas outras, é usada uma cor só. Pode ser um traço fio de ouro ou alguma estampa", sugere Gisele.

Organize uma festinha
Para contar a novidade em grande estilo, vale organizar uma festinha. Assim, fica mais fácil de contar a novidade para todos de uma maneira bem especial.
"Para economizar, invista em uma reunião íntima com a família e os principais amigos", diz a assessora de casamento Sylvia Queiroz. Entre as opções mais clássicas, os noivos podem oferecer um jantar elegante ou um brunch bem elaborado.
Durante o processo de organização da festa, o ideal é convidar apenas as pessoas que o casal considera muito. "Será o momento em que a noiva vai receber o anel de noivado formalmente. É o começo de tudo, marca o início de uma família também", lembra Sylvia.
Comece a sonhar
Uma das partes mais gostosas de saber que o relacionamento será oficializado é poder sonhar com o "grande dia". Curta momentos a dois imaginando como será o casamento e busque referências em sites e revistas especializadas. Aproveite para discutir quais são os sonhos em comum.

"Monte pastinhas com as referências e as mantenha sempre organizadas para criar um ponto de partida e, aos poucos, ir dando forma ao casamento", indica Gabriela Lima de Paula, proprietária da empresa Moças Casamenteiras, especializada em assessoria e organização de casamentos.

Redes sociais como o Instagram também ajudam a reunir boas ideias.
Organize-se
Aplicativos para celular e listas feitas à mão são ótimos aliados na hora de planejar o casamento. Faça anotações com tudo o que for a respeito do casamento para não esquecer nenhum detalhe como opções de espaço para a festa e indicações de bons profissionais.

"É possível organizar melhor os próximos passos usando uma lista de checagem. Anote os itens que pretende contratar e quando deverão ser contratados. Mantenha a lista sempre atualizada", diz a assessora de casamento Alessandra Marino.
Economize dinheiro
Para conseguir atingir o casamento dos sonhos, comece a economizar desde o primero dia de noivado. Asssim, quando estiver próximo da data escolhida, vai ser mais fácil atingir as metas.

"Sai em vantagem quem possui nas mãos o valor integral do casamento, uma vez que muitas empresas oferecem descontos atraentes para os clientes que efetuam o pagamento à vista", diz Gabriela Lima de Paula, proprietária da empresa Moças Casamenteiras, especializada em assessoria e organização de casamentos.
Planeje no calendário
O calendário vai auxiliar na hora de começar a fazer os planos para o futuro. Marque datas possíveis para o casamento de acordo com o que espera de seu "grande dia".

"Se quiser um casamento ao ar livre, por exemplo, procure uma data durante a primavera. Se os noivos preferem uma festa chique em um salão, aproveite a temporada mais fria do ano que exige produção extra dos convidados. Para a lua de mel, organize-se de acordo com os dias de folga e férias do trabalho", diz a assessora de casamento Alessandra Marino.
Assessoria de casamento
No Brasil, poucos casais compreendem a importância da contratação de uma assessoria de casamento logo no início do planejamento, ao contrário dos Estados Unidos, por exmplo, onde o planejamento não se inicia sem uma assessora.

"A assessora de casamento auxilia na organização dos serviços a serem contratados indicando fornecedores, conseguindo boas negociações, esclarecedo dúvidas, orientando a maneira de economizar e onde investir e contribuindo com ideias que tornem o evento mais personalizado, com a carinha do casal", explica Gabriela Lima de Paula, proprietária da empresa Moças Casamenteiras, especializada em assessoria e organização de casamentos.
Escolha o local do casamento
O lugar em que será realizado o casamento vai moldar o perfil da festa. Se a vontade dos noivos é casar fora do país, é melhor resolver com tempo de sobra o lugar e avisar os convidados para se programarem.

"Casar na praia ou no sítio, por exemplo, demanda trajes, decoração e bufê diferenciados. Quanto antes decidir o lugar, melhor vai ser para escolher os outros itens mais para frente", diz a asessora de casamento Alessandra Marino.
Contato com os profissionais
Mantenha uma lista de profissionais atualizada. Estilistas, floristas, chefes de cozinha, barmans, bandas e fotógrafos costumam atender os noivos com exclusividade. Para não ficar de fora da agenda deles, comece a fazer contato.

"Espaços e igrejas podem ser visitados, as bandas podem ser assistidas em outros eventos. Fotógrafos e floristas disponibilizam portifólio até pela internet. Já a parte do bufê e do bar, que precisam de degustação, só poderá ser avaliada mais para frente, depois de pedir um orçamento. Para não perder tempo, reúna boas referências com amigos que já se casaram", indica a assessora de casamento Alessandra Marino.
Fonte: Uol Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário